Chefia da UnIPE

Profª Dra. Karin Soares Gonçalves Cunha

 

 Chefe da Unidade Integrada de Patologia Especializada

Coordenadora do Laboratório de Patologia Digital

Realizou estágio pós-doutoral em 2010 na Harvard University (Massachusetts General Hospital – Neurofibromatosis Clinical Research Team, coordenado pelo Prof. Scott Plotkin). Possui doutorado (2008) em Patologia pela Universidade Federal Fluminense, mestrado (2002) em Patologia Bucodental pela Universidade Federal Fluminense, especialização (2000) em Estomatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduação (1998) em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professora Associada II do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Patologia (stricto sensu) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense, desde 2008. Atuou como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Patologia (cursos de Mestrado e Doutorado) de abril de 2011 a julho de 2020. É chefe da Unidade Integrada de Patologia Especializada (UnIPE) desde 2017. É líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudo de Neurofibromatose (NENF), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Patologia da Universidade Federal Fluminense e Centro Nacional de Neurofibromatose (CNNF). Tem experiência na área de Estomatologia e Patologia Oral, atuando principalmente, na área de pesquisa, no tema Neurofibromatose tipo 1. Em 2012, recebeu o prêmio Para Mulheres na Ciência, da UNESCO, L’Oréal e Academia Brasileira de Ciências, com projeto de pesquisa sobre Neurofibromatose. Revisora dos projetos de pesquisa do Neurofibromatosis Therapeutic Acceleration Program (NTAP) da Johns Hopkins University (EUA) em 2017 e 2018. Em 2018, foi uma dos pesquisadores convidados pela Children Tumor Foundation (CTF, EUA) para rever e propor novos critérios diagnósticos das neurofibromatoses. Bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ desde 2014.

Professores Colaboradores

Profª Dra. Adrianna Milagres

Possui Graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (1995); Capacitação em Pacientes Portadores de Necessidades Especiais pela Associação Brasileira de Odontologia – ABO-RJ (1999); Especialização em Estomatologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ (2002); Mestrado (2004) e Doutorado (2009) em Patologia Oral pela Universidade Federal Fluminense; Habilitação em Laserterapia pela UERJ (2015) e Odontologia Hospitalar pelo CFO (2018). Atualmente atua como Professora Adjunta no Departamento de Patologia e Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF). Responsável pelo setor de Citopatologia Oral do Serviço de Anatomia Patológica do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP-UFF). Atuação nas área de Portadores de Necessidades Especiais, Estomatologia, Patologia Oral (Citopatologia) e Odontologia Hospitalar.

Profª Ms. Ana Caroline Siquara de Sousa

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2010), mestrado em Neurologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2013) e residência médica em Patologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2015). Realizou treinamento na Mayo Clinic (Rochester, MN, EUA) como research trainee no setor de Neurocirurgia (2015). Atualmente é professor auxiliar (anatomia patológica) da Universidade Estácio de Sá, professor assistente (anatomia patológica – faculdade de medicina) da Universidade Federal Fluminense (UFF – Hospital Universitário Antônio Pedro) e médica patologista. Tem experiência na área de Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: nervo periférico, neuropatologia, patologia geral/cirúrgica e plasticidade cortical.

Profª Dra. Ana Luisa Figueira Gouvêa

Coordenadora do Laboratório de Imunofluorescência 

Médica graduada pela Universidade Federal Fluminense. Residência Médica em Anatomia Patológica (UFF) e Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Patologia (SBP). Mestre e Doutora em Patologia pela Universidade Federal Fluminense. Professora Adjunta do Departamento de Patologia da Universidade Federal Fluminense – Anatomia Patológica. Médica anatomopatologista – Laboratório NUCLEOLAB – Niterói, RJ. Experiência em patologia cirúrgica, citopatologia, exames peroperatórios e necropsia. No Hospital Universitário Antonio Pedro (UFF) exerce a especialidade de nefropatologia.

Prof. Dr. Arley Silva Junior

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Gama Filho (1986), mestrado em Patologia Buco-Dental pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Ciências Diagnósticas pela Universidade de Maryland (2005). Atualmente é odontólogo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Ciências Diagnósticas e Patologia Oral, atuando principalmente nos seguintes temas: hiv/aids, manifestações bucais, prevenção e controle, epstein-barr virus e doenças infecto-contagiosas.

Profª Dra. Danielle Castex Conde

Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), Mestrado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (2003) e Doutorado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (2008). Atualmente Professora Adjunta de Patologia Oral da Universidade Federal Fluminense, Patologista Oral do Hospital Central da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e Professora de Patologia Oral da Universidade Veiga de Almeida.

Profª Dra. Nathália Silva Carlos Oliveira

Coordenadora do Laboratório de Patologia Molecular

É recém-doutora (2019) em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com mestrado (2015) em Biologia Celular e Molecular (FIOCRUZ) e graduação em Farmácia (2012) pela UNIABEU. Atuou como técnica especializada em Biologia Molecular na UFF (2013-2020), sendo atualmente Professora Adjunta I do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da UFF e colaborada externa do Programa de Pós-Graduação em Patologia da UFF. Atuou durante sete anos no Laboratório de Patologia Molecular do Serviço de Anatomia Patológica do HUAP/UFF, principalmente na padronização e execução de técnicas diagnósticas e atividade de pesquisa, manutenção e operação do sistema Aperio (escaneadora de lâminas e sistemas de quantificação celular e nuclear). Domínio e experiência em imuno-histoquímica, imuno-citoquímica, imunofluorescência, hibridização in situ fluorescente, microdissecção a laser, PCR convencional, PCR em Tempo Real e Sequenciamento de Nova Geração (Plataforma Ion Torrent). Possui experiência com Patologia e Genética Molecular, atuando principalmente nos estudos associados à carcinogênese pelo Papilomavírus humano (HPV).

Profª Dra. Rafaela Elvira Rozza-de Menezes

Cirurgiã-dentista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR – 2008), mestre em Odontologia (bolsista CAPES), área de concentração em Estomatologia, e especialista em Estomatologia (Processo CFO 29200/2013) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR – 2011), doutora em Patologia (bolsista CAPES), área de concentração em Patologia Humana, com habilitação para ensino e pesquisa em Patologia Geral, Patologia Oral e Estomatologia, pela Universidade Federal Fluminense (UFF – 2014). Atualmente, é professora adjunta II (classe C) do Departamento de Patologia, lotado na Faculdade de Medicina, Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), da UFF. Esta cadastrada como professora colaboradora institucional no Programa de Pós-Graduação em Patologia (nível-mestrado acadêmico e doutorado) da Faculdade de Medicina e é membro do grupo de pesquisa Núcleo de estudo de neurofibromatose (NENF/CNPq) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Patologia (UFF) e ao Centro Nacional de Neurofibromatose (CNNF). Participa e coordena o Ambulatório de Diagnóstico Oral (Estomatologia) presente no HUAP/UFF e que faz parte do Programa de Pós-Graduação em Patologia. Orienta e realiza análise de bioestatística em projetos de pesquisa científica. Tem experiência na área de estomatologia, patologia oral e patologia geral e seu interesse em pesquisa científica abrange os seguintes temas: 1. Manifestações orais da neurofibromatose tipo 1; 2. Influência hormonal (grelina, leptina, estradiol, progesterona e GH) no desenvolvimento e crescimento dos neurofibromas de indivíduos com neurofibromatose tipo 1; 3. Aplicabilidade da laserterapia de baixa potência (habilitação em laserterapia, 2013 – Universidade de São Paulo) na estomatologia; 4. Repercussões orais das doenças inflamatórias intestinais.

Prof. Dr. Rafael Braga Petito

 

Coordenador do Laboratório de Cultura Celular

Possui pós-doutorado (2014) e doutorado em Biologia Parasitária (2013) e mestrado em Biologia Celular e Molecular (2008) ambos pelo Laboratório de Hanseníase pela Fundação Oswaldo Cruz, e graduação em Ciências Biológicas – Modalidade Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2006). Foi bolsista de pós-doutorado junior pelo CNPq (2014). Foi professor substituto em Patologia Geral da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014), professor auxiliar do curso de Biomedicina na Faculdade do Espírito Santo (2014) e professor auxiliar do curso de Biomedicina no Centro Universitário Geraldo Di Biase (2015). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (2015) atuando no grupo de pesquisa Núcleo de Estudo de Neurofibromatose. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia e Patologia, atuando principalmente nos seguintes temas: fibrose, transdiferenciação, desdiferenciação, lesão neural, apoptose, TGFbeta, TNFalpha, IFNgama, célula de Schwann, miofibroblasto, monócito, M. leprae, hanseníase e neurofibromatose tipo 1.

Profª Dra. Thaylla Núñez Amin Dick

 

Graduada em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014), especializada em Estomatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015), mestre (2018) e doutora (2023) em Patologia, área de concentração Patologia Humana pela Universidade Federal Fluminense e habilitada em Laserterapia pela Universidade de São Paulo (2022). Atuei como Professora Substituta no Departamento de Diagnóstico e Terapêutica da Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Professora do curso de Especialização em Estomatologia da mesma Universidade. Atualmente atuo como Professora Adjunta Classe I Nível A no departamento de Patologia da Universidade Federal Fluminense. Possuo experiência na área de Odontologia, com ênfase em Estomatologia.

Técnicos

Dra. Anna Karoline Fausto da Silva

Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Brasília (2008), mestrado na Pós-graduação em Biotecnologia Vegetal e Bioprocessos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) e doutorado pelo mesmo programa (2016). Apresenta experiência na área de Genética Molecular, Interação patógeno-hospedeiro, Análise Filogenética, Clonagem, Expressão gênica (qPCR), diagnóstico viral diferencial por RT-qPCR e análise de sequenciamento, domina as técnicas de Imuno-histoquímica e Imunofluorescência, FISH, PCR, preparo de DNA para NGS (Ion Torrent) e microdissecção a laser. Atualmente é técnica em biotecnologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde atua no Serviço de Anatomia Patológica e é colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Patologia, ambos no hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) e, colabora também, com o laboratório de Virologia Molecular Vegetal da UFRJ. 

Dr. Bernardo Acácio Santini Pereira

Possui os títulos de Bacharel em Ciências Biológicas (2001) e Mestre em Biologia (2003) ambos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Doutor em Ciências (2010) pelo Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz. Tem experiência na áreas de Bioquímica, Biologia Celular, Biologia Molecular e Imunologia, tendo atuação principalmente nos seguintes temas: interação parasito-hospedeiro, micologia, sorologia, protozoologia e caracterização de componentes de parasitos. Entre 2010-2015 atuou como bolsista de pós-doutorado PAPD/RJ (CAPES/Faperj) no Laboratório de Biologia Molecular e Doenças Endêmicas (LABIMDOE) – IOC/Fiocruz na área de parasitologia, com ênfase em Leishmania. Entre 2016-2018 desenvolveu o projeto de pós-doutorado intitulado ‘Desenvolvimento de vacinas de DNA e estabelecimento de modelo experimental murino para estudos do vírus Zika’, no Laboratório de Biotecnologia e Fisiologia de Infecções Virais (LABIFIV) – IOC/Fiocruz, com foco nas áreas de virologia, modelos animais e vacinas de DNA. Atualmente atua como Técnico de Laboratório/Histologia na Unidade Integrada de Patologia Especializada (UnIPE), no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Edson Nahim Daher

Perito da Justiça Federal, Certificador INEP, Coordenador Técnico na Área da Saúde e Reabilitação na Clínica de Atendimento Médico, Aprendizagem e Reabilitação – Clínica AMAR, Presidente do Instituto Construindo Pontes e Técnico em Anatomia e Necrópsia no Serviço de Anatomia Patológica do Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense – SAP/HUAP/UFF. Atuou como no Conselho Federal de Fonoaudiologia – CFF como conselheiro efetivo e presidente da Comissão de Educação. Presidiu a Comissão de Residência Multiprofissional da Associação Pestalozzi de Niterói além de atuar como Professor Titular do Departamento de Morfologia das Faculdades Pestalozzi nas disciplinas de Anatomia, Neuroanatomia, Histologia, Biologia Celular e Molecular, Embriologia e Patologia. Ao longo de mais de 45 anos dedicados a morfologia macro, meso e microscópica, normal e alterada atuou ainda como Coordenador de acadêmico de cursos de graduação e de pós graduação da ESEHA; Professor Titular, Assistente e Auxiliar; Orientando trabalhos de iniciação a pesquisa e de término de curso em nível de graduação e pós graduação em Instituições de Ensino Superior tais como: Faculdade de Medicina de Petrópolis, Faculdade de Medicina e de Enfermagem de Teresópolis e de Vassouras, Faculdade de Reabilitação da Associação de Solidariedade a Criança Excepcional, Faculdade Mercúrio, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Castelo Branco, Universidade Salgado de Oliveira, Centro Universitário Plínio Leite entre outras. Recentemente atuou como professor da disciplina de Anatomia, na coordenação no programa de monitoria voluntária em Anatomia, como Professor Responsável pela Iniciação Científica do curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro assim como consultor técnico no projeto e construção do Laboratório de Anatomia do campus Macaé. Desenvolvedor de programas de computador voltados para o ensino da Morfologia tais como os,Atlas Eletrônicos de: Anatomia, Anatomia Radiológica e Neuroanatomia além do Fotográfico de Histologia, desenvolvendo ambientes morfológicos virtuais em tecnologia 3D para simuladores de procedimentos clínicos e cirúrgicos pela parceria Pontifícia Universidade Católica – PUC e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – INCT.

Dra. Isabelle dos Santos Xavier Dias

Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental (FISCLINEX) da UERJ (2021). Realizou pesquisa de doutorado e mestrado no laboratório de Pesquisa em Células-Tronco (LPCT) onde investigou o efeito terapêutico do secretoma das células-tronco do tecido adiposo (CTA) em modelo experimental de diabetes tipo I e o papel da programação metabólica nas CTA. Atuou como professora substituta de Histologia do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ (2018-2019) e professora substituta de Histologia e Embriologia do Departamento de Histologia e Embriologia da UERJ (2019). Bacharel em Ciências Biológicas (modalidade biomédica) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Durante Iniciação Científica investigou a modulação da apoptose em células endoteliais por Toxoplasma gondii. Atua nas áreas de biologia celular e tecidual com experiência nas técnicas de cultura de células, cultivo 3D, citometria de fluxo, microscopia confocal e eletrônica, imunohistoquímica, PCR e Western Blotting . Atualmente é Técnica de Laboratório na Unidade Integrada de Patologia Especializada ( UnIPE- Departamento de Patologia/ UFF) onde realiza ensaios de pesquisa e diagnóstico.

Skip to content